quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O segredo dos céus

Oi, estou fazendo um livro, assim que puder eu vou soltar algumas partes do livro na internet ok...Meu primeiro livro e espero que gostem.

Menos com certeza é mais...

Post em resposta ao que estou corrigindo de textos do grupo de faculdade de um parente meu... PELAS BARBAS DO PROFETA...

Honestamente, eu senti uma forte necessidade de escrever sobre algumas coisas que vivencio no curso de letras da UFMG e vejo que a maioria das pessoas de outros cursos tem uma impressão errada sobre o que é escrever com qualidade.
Tudo começou quando fiz curso intensivo para fazer vestibular e os professores insistiam para que fizéssemos tudo muito simples: introdução, desenvolvimento e conclusão, frases curtas e diretas, vocabulário que você considera adequado... Porém eu insistia em colocar palavras que EU considerava formal, bela, culta e o resultado sempre foi o mesmo: desastre da incoerência e da falta de coesão.

Quando aprendi a fazer o básico passei no vestibular com nota relativamente boa, pelo menos eu achava que 60% era bom para quem ficou 2 anos sem fazer redação.
Depois entrei na faculdade de Letras, e vi que eles (os professores) exigem que façamos pelo menos o mínimo e que tínhamos uma liberdade para poder mexer com esse mínimo e transformá-lo, com muita prática, em máximo.

Os professores não querem pequenos Carlos Drumonds, super escritores sempre perfeitos em tudo. O que eles querem são pessoas que desenvolvam o mínimo e que se permitam praticar.
A alma do negócio, a prática. É como jogar videogame, quanto mais difícil a fase mais você joga para conseguir treinar o suficiente, conhecer para passar. Se num curso como o de Letras você escreve 10 redações por período está mais do que errado. Escrever é como ler, você deve fazer constantemente. Escreva pelo menos duas redações de 15 linhas por dia, sejam elas redações sobre assuntos importantes ou páginas de um diário ou até mesmo um blog (a carapuça serviu...), más nunca se esqueça para se escrever 15 linhas deve-se começar a escrever uma a uma.

O que nos leva a mais uma dica: COMEÇE A ESCREVER, ESCREVENDO...
É de extrema importância que você não fique planejando demais para começar a escrever. Claro que o planejamento é importante, porém se sempre tiver boas idéias e nunca colocá-las no papel jamais serão reais.
Um professor meu da faculdade me disse uma vez que a importância da imprensa é a publicação. Algo só se torna real para a época e para a história se é publicado. O que sabemos hoje da história mundial veio de registros escritos ou visuais. Claro que há também histórias como lendas que se propagaram por meio da fala mas o mais importante sempre será o que podemos tocar.
Daí a importância de fazer o básico na escrita ao invés do impossível. Por isso peço encarecidamente àqueles que fazem faculdade e que também tem seus registros escritos publicados. Menos é mais, faça o simples primeiro para depois conseguir chegar ao complexo, não tente se passar por intelectual sendo que não compreende concordância.

Dica final: seja você mesmo quando escrever, por mais que sua gramática não esteja correta as idéias estarão no lugar e em uma redação a comunicação é a chave.